segunda-feira, 16 de abril de 2012

Os animais merecem ser respeitados porque não são coisas.
Mas TODOS os animais, não só os toiros que vão para a arena, ou os cães e gatos abandonados pelas ruas.
É que duvido que os que berram nas ruas pelo fim das touradas dispensem o seu bifinho do lombo conseguido lá por que maneira for - muito dificilmente serão vegans. E aposto que há muitos mais animais a serem maltratados e a morrerem mais desumanamente nos matadouros que fornecem talhos e restaurantes onde essa malta se vai aviar, que propriamente touros num Campo Pequeno ou em Barrancos.
Se é deplorável, é-o sempre  - mesmo que seja às escondidas -, não apenas porque se vê.

13 comentários:

  1. Tudo bem Ana, tens razão.
    Não concordo mesmo com os maus tratos aos animais.
    Mas, animais como as vacas, porcos, frangos e afins, existem mesmo para nos fornecer carne.
    Agora se até serem mortos, são maltratados, aí já é outra coisa...
    E está provado que muitas das nossas doenças psíquicas poderão vir da carne stressada que consumimos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É aí onde quero chegar: a combater, que seja também pelos que nos fornecem carne para consumo. Não digo para sermos vegans, mas sim para sabermos se, mesmo para serem nossa alimentação, os animais são tratados convenientemente.

      Eliminar
    2. Aliás, isto faz-me lembrar um bocado a história do aborto: vê-se é uma vida (o horror do infanticídio). Não se vê, já se pode abortar que é um mal menor.
      Aliás, muitos destes supostos defensores dos animais são defensores do aborto a pedido. Toda a vida merece respeito e choca-me que o critério presente para a sua importância seja o de estar, ou não, à vista.

      Eliminar
  2. Mas será para sempre assim Ana.
    Por muito que lutemos, existirá sempre horrores escondidos.
    Viste agora aquela notícias de uns brasileiros canibais? Até faziam salgados com carne humano que depois vendiam ao público :(
    Deus tenha piedade de todos nós!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, sim, é verdade. Mas não podemos desistir de fazer a nossa parte, ainda que não dê em nada.
      Quanto ao episódio dos canibais brasileiros...valha-me Deus! :P

      Eliminar
  3. Como é que tu podes controlar o que se passa em aviários, vacarias, matadouros, etc. e tal? E esses sim, existem apenas para alimentar os humanos. Agora espetáculo com o sofrimento do animal, para gáudio de uns quantos mentecaptos, já é outra coisa diferente...

    Está na tua mão passar a comer apenas alfaces, couves e afins! Mas, quer dizer, o Homem nasceu omnívaro, se quer virar vegetariano, a decisão cabe apenas e exclusivamente a cada um! Por mim, tenho a certeza que não alinho... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou vegetariana nem vegan. Como carne, peixe, ovos. Agora, o que acho é que não é só nas touradas que existe sofrimento animal.

      Eliminar
  4. Oh, Ana, agora uma coisa que não tem nada a ver com o post.
    Mas tu que gostas dos iogurtes gregos, já provaste os Suíssos da Emi? Estes são, na minha opinião, melhor que os gregos (são é caríssimos. Só os comprei para reutilizar os frascos na iogurteira).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, ainda não provei. Já os tinha visto nas prateleiras do supermercado, mas não provei. A reter. Obrigada pela dica.

      Eliminar
  5. Os animais serão sempre tratados como "mercadoria" enquanto a mentalidade humana não mudar. Acho que agora somos mais cruéis com os animais do que na altura da idade das trevas. Podemos ter evoluido nas formas de matar (mais rapido em matadouros legais) mas no que trata da criação, temos muito a aprender ainda.
    Mas as desculpas serão sempre do género "se não for assim não há animais que cheguem para alimentar toda a gente". PEla quantidade de desperdício que vejo, acho que era possível acabar com a fome no mundo usando, simplesmente, os restos dos restaurantes e supermercados (pensem pela quantidade e não os restos em si).

    Estamos na Era do Desperdício e do Fast-Food e os animais acabam por ser quem mais sofre por isso, com os abandonos porque cresceram ou deixam de ter piada, com os matadouros e criadores cruéis, etc..

    ResponderEliminar
  6. Eu sou contra a tourada...não compreendo qual o prazer que as pessoas tiram daquele "espectáculo".
    No entanto como carne...e obviamente também sou contra a crueldade que existe em alguns matadouros e afins. Se por um lado pouco posso fazer em relação a isto...também é verdade que não vou para um matadouro bater palmas e dizer olés!
    Eu nunca fui, não vou, nem nunca irei (sim, neste caso digo nunca) assistir a uma tourada. Acho um espectáculo deplorável...Mas isso sou eu que não regozijo com o sofrimento alheio (seja de animais ou pessoas)..

    ResponderEliminar
  7. Outra coisa que não compreendo é a festa que se faz em torno da matança do porco.
    Já me convidaram para ir assistir, mas só de pensar no sofrimento do animal....
    Sabemos que é preciso matá-lo para o comer, mas haver convívio em torno disso, é que não dá para mim.
    (Por outro lado, compreendo que para tratar de um animal assim grande, será necessário muitas ajudas e se calhar daí se fazer o tal convívio...não sei!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me fales nisso, Kyla. Tinha 4 anos e fui a uma matança do porco na terra do meu pai. Nunca me esqueci dos guinchos do animal!

      Eliminar