sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sim,

sou Católica, Apostólica e Romana.
Se os padres falam muito, mas não dão o exemplo? Sim, é verdade.
Se a Igreja apregoa a humildade e as virtudes da vida simples e vive rodeada de luxo? Sim, é verdade.
Se a Igreja teve a Inquisição e apoiou as tropas alemãs aquando do III Reich? Sim, é verdade.
Se a Igreja actuou de forma vergonhosa nos casos de pedofilia? Sim, é verdade.

Mas...não é pelos maus exemplos que vou deixar de acreditar nos bons. Aliás, os maus exemplos levam-me a questionar a minha Fé, e a Fé, para ser forte, TEM de ser questionada. Uma Fé que não é questionada é apenas uma herança de educação, não convicção.
E se os maus exemplos levam-me a questionar a minha Fé, os bons vêm reforçá-la. É por causa deles que continuo a acreditar. E, embora não publicitado (porque o mal é que vende), existe muito, mas mesmo muito bom exemplo na Igreja que deve ser seguido. Seja no clero, seja nos leigos, seja nos crentes. Os seus testemunhos de vida falam por si.

6 comentários:

  1. Ana, a Igreja é constituída por homens. E como seres imperfeitos que são, erram.
    Não podemos ver a Igreja como um todo e tirar conclusão precipitadas se algum ou alguns dos membros agiram de má fé. Pessoas más, há-os em todo o lado. Já na bíblia diz: "no fim dos tempos, falsos profetas virão".
    A nossa relação com Deus, é isso mesmo Nossa...é entre nós e Ele.
    A Igreja é somente o sítio onde as pessoas se reunem para o Louvar em conjunto.
    Há que haver essa distinção.

    ResponderEliminar
  2. Não sou Católico, e discordo de alguns pontos sobre o conceito de "igreja" que se fazem. Ela é mais do que um local onde se juntam pessoas. Mas não desejo discutir sobre isso.

    Apesar de tudo, os Homens vão falhar. Os Homens irão dar maus exemplos. O que interessa é que existam outros que se saibam levantar e ser bons exemplos. Não se podem culpar os filhos pelos pecados dos pais. Isto é, apesar de não ser católico, acho muito mau criticar outras igrejas e usar situações do passado (como inquisição) para deitar a baixo. Quem nunca cometeu erros? Nem todos são maus só porque uma Ala é má.

    A Fé deve ser fortalecida, não questionada. Se questionas a tua Fé então já tens duvidas e duvida leva a outro lado e não à Fé. Fé não é ser filiado em uma igreja, Fé é acreditar e ter esperança e agir sobre isso. Tens Fé em Deus e em Jesus Cristo e essa Fé não deve conter duvidas mas sim ser fortalecida com oração, leitura, acções.

    Um dia falarei do que acredito mas não será em uma caixa de comentários, porque a 'casa' não é minha e apenas sou um convidado aqui :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Tens Fé em Deus e em Jesus Cristo e essa Fé não deve conter duvidas mas sim ser fortalecida com oração, leitura, acções." - Gostei.
      Tens razão quando dizes que: "Ela é mais do que um local onde se juntam pessoas.".
      E não deveria ter coloca o "somente" porque, sim, a Igreja é mais que um local.
      E já agora, sou cristã, mas também não sou católica.

      Eliminar
    2. João, quando digo que a Fé deve ser questionada é saber a razão por que se acredita. Acreditar porque "sim" ou porque o senhor padre diz que é assim na missa não me faz muito sentido. Por isso é que há quem vá à missa, por exemplo, porque lhe dizem que assim é ser bom cristão...mas depois, na sua conduta, está-se bem "cagando" para o que, supostamente, seria a sua Fé. E isto estende-se aos que foram para padres sem o mínimo de vocação e que, com isso, se tornam maus pastores (que, como se sabe, são bem piores que lobos, ao prejudicar todo o rebanho). É evidente que todos falham.

      Eliminar
    3. Para mim, "Igreja" é uma comunidade que se agrega em torno de uma Fé. Não é só um local. Quando acreditamos no mesmo ideal, estamos agregados, ainda que eu esteja aqui e outro esteja no Japão.

      Eliminar
    4. É tão bom ver gente jovem falar de Deus :)

      Eliminar