sexta-feira, 25 de maio de 2012

Este mundo

Sigo um blogue cujos posts são segredos ou histórias de vida escritas por anónimos.
A serem verdade, podem ser um retrato do que é a sociedade actual, por que valores se rege, o que a move, etc. E posso dizer que fico de boca aberta com o que é escrito, não só nesses posts, mas sobretudo nos comentários que lhes são feitos.
É incrível a quantidade de gente que passa por cima de outra, e sem qualquer remorso, para atingir os seus fins! E, pior do que isso, é ter-se essa atitude como um erro corriqueiro que, de tão "insignificante" nem merece indignação alheia! Esta "normalização" de tudo, esta aceitação pronta e sem critério de tudo - sobretudo daquilo que é, supostamente, condenável social e moralmente - é algo com que fico mesmo assustada! Parece que as pessoas estão a bestializar-se - e não, não estão a tornar-se "bestiais", não!
Não me refiro a segredos de miúdas que admitem sentir-se "contentinhas" por se aperceberem que os ex-namorados (sobretudo se estes lhes fizeram mal) estão, presentemente, em pior situação. Estou a referir-me a situações de mentira deliberada e pensada mantida durante meses e anos, situações de traição em que os prevaricadores não têm quaisquer problemas de consciência e ainda se gabam de serem "espertalhões" por esconderem tão bem a coisa, miúdas de 16 anos já amantes de homens casados e com idade para serem seus pais e sem qualquer problema em ser sempre a "segunda opção" e ainda considerar que tem um relacionamento mais que normal.
Mas o que mais me espanta, é a indignação para com as pessoas que acham estas atitudes intoleráveis e não para com quem se ache no direito de, em nome do seu egoísmo, pôr e dispôr dos outros como se fossem coisas.



10 comentários:

  1. Concordo contigo. Muitos segredos que também leio, mas principalmente os comentários, são o retrato do mundo de hoje. Hoje em dia vivemos em um mundo que diz "faz o que quiseres e te faça sentir melhor", esquecendo os outros, esquecendo os padrões morais. Muitos segredos me deixam triste mas mais triste ainda me deixam alguns comentários que "acham bem" certas situações, como se fossem as mais normais moralmente.

    A Moralidade e a virtude passou para seugndo plano. O Amor passou para segundo plano.
    A minha sorte, e que me mantém a ler o blog, é ver outros segredos que mostram o que realmente interessa.

    ResponderEliminar
  2. Ana, não conheço esse blog mas talvez seja dos mais verdadeiros que existem. Se olharmos bem para a blogosfera e redes sociais, é tudo malta fantástica, relacionamentos perfeitos, vidas de sonho. E ambos sabemos que o que não faltam por aí são animais e situações degradantes...

    Beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É precisamente por ser verdadeiro que fico a pensar que raio de sociedade é a nossa, caramba! É mau demais!

      Eliminar
    2. Já pouca coisa me choca neste mundo e na nossa sociedade, Ana, e os testemunhos desse blog são o espelho da nossa realidade. Até eu não sou perfeito! ;)

      Eliminar
    3. Ninguém é perfeito, Rafeiro. Mas uma coisa são erros que todos cometem. Mas penso que passar por cima de outra pessoa, desprezando totalmente os seus sentimentos e as consequências das nossas acções, não seja um erro qualquer. Como disse alguém, há pessoas desprovidas de qualquer empatia (pôr-se no lugar do outro) pelos outros e sem qualquer noção dos limites. São essas atitudes com que fico chocada. E ainda mais com a de branquear e tentar passar por "normal" algo que não pode ser tolerado!
      Perder o sentido de indignação é perigoso e legitima atrocidades cada vez mais perversas e refinadas!
      É a minha opinião. Vale o que vale, mas é.

      Eliminar
    4. Como te compreendo, Ana. O que eu quero dizer é que eu próprio posso dizer que essas pessoas são indecentes, umas sem vergonha, e na volta poderia ser um dos anónimos que descarregam os seus pecados por lá. O virtualismo tem destas coisas, somos meras máscaras que dizem o que querem dizer, não o que realmente são, pois essa percepção só o contacto real o consegue descobrir (e mesmo assim com margem para dúvidas).

      Eliminar
  3. Ana...e para quê continuar a ler esse blog, se só (pelo menos na maioria das vezes) trás sentimentos de desconforto?
    Eu não o conheço e não me faz falta nenhuma conhecer. Assim mantenho a minha cabeça limpa (o mais que possa) em relação a certas atitudes menos correctas. :)

    ResponderEliminar
  4. Chego a espantar-me mais com comentários do que com os "segredos"...E por vezes fico cá a pensar se toda gente desse e de outros blogs é mesmo assim na "vida real"...

    ResponderEliminar
  5. É giro como as coisas acontecem... Vim aqui parar precisamente através dos comentários do dito blog... depois de lhes ter enviado um mail com a sugestão de recomeçarem a filtrar os segredos, como faziam no início. Estão a deixar passar as coisas mais absurdas e despropositadas, juntamente com os respectivos comentário mesquinhos e imorais... É nisto que andamos, e é triste.

    ResponderEliminar
  6. A mim parece-me demasiado "Revista Maria" para ser verdade. Duvido que sejam todos reais. O tuga não se descose assim desta maneira, ainda que com a promessa do anonimato.

    ResponderEliminar