quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Sleep

Então, é assim: a Sara nasceu há 8 anos. Até aos 4 anos e três meses nunca dormiu uma noite completa. Depois, passou a dormir.

O David nasceu há dois anos e meio. E só dormiu, até hoje, duas noites completas.

Tudo somado: 6 anos e sensivelmente 6 meses sem dormir uma noite completa.

Não mata, mas mói. E de que maneira! Porque se torna num ciclo vicioso: não dormimos, ficamos cansados, não temos paciência para os ensinar a dormir toda uma noite e por aí adiante!

Isto afecta a nossa capacidade de raciocínio, as nossas tomadas de decisão, o nosso rendimento no trabalho, a nossa concentração. Tudo fica afectado!

E hoje acordei assim: a sentir-me no limite. A desesperar por dormir. Porque o corpo pede e não consigo (ou não posso, porque estou a trabalhar a recibos verdes e tão cedo não tenho férias).

Há que ter paciência. Se aguentei até aqui, de certeza que aguento mais um pouco.

9 comentários:

  1. Andamos em sintonia. Ainda agora escrevi acerca de "acordares".
    O meu no primeiro mês e meio não pregou olho durante a noite (nãp pregou mesmo!!). Depois começou a dormir as noites completas...alegria!! Quando recomecei a trabalhar (já ele tinha 15 meses) começou o festival de acordar a meio da noite...
    Nos ultimos tempos ando a adormecer às 22h no sofá...Realmente não mata, mas moi que se farta!!!
    Bora lá para uma cura de sono???

    ResponderEliminar
  2. Como eu te compreendo. Quando a minha Bea dorme a noite toda na cama dela é quase um milagre.

    ResponderEliminar
  3. Ai, as noites mal dormidas....a minha só agora aos 18 meses, começou a dormir toda a noite. Está assim há cerca de 3 semanas...e assim esperemos que continue!
    É muito massacrante acordar com o choro e termos de ir ter com eles no meio deste frio!

    ResponderEliminar
  4. É horrível, é. Mas no meu caso, o David dorme comigo. Se ainda tivesse de me levantar, acho que dava ainda mais em maluca.

    ResponderEliminar
  5. Ah pois...mas é por causa disso que nunca cedi a trazê-la para o meio de nós.
    Custa muito levantar, custa....mas mais cedo ou mais tarde terá a sua recompensa.
    Tens de ler o livro: "A Criança e o Sono" O Método Brazelton de T. Berry Brazelton.
    Ela só dormiu conosco 2 ou 3 dias depois de nascer. Dormiu no nosso quarto, na cama dela até aos 7 meses. A partir daí voltámos a colocar a cama no quartinho dela.
    É preferível levar um ano a levantarmo-nos, do que mais 2 ou 3 para os desabituar disso...

    ResponderEliminar
  6. Eu percebo e quero muito mudá-lo. Mas o cansaço acumulado fala mais alto. É como eu digo: gera-se um ciclo vicioso de que é difícil sair. Para ele e para nós.

    ResponderEliminar
  7. Mas já tentaste?
    É que se calhar até a solução é mesmo mudá-lo para a sua caminha...pode-se estar a sentir, apertado, ou acordar com os vossos movimentos!
    Bem, mas agora com o frio, não é a melhor altura.
    Sabes, é como dizes, não é bom para ele, nem para vós, enquanto casal! Os pais precisam da sua privacidade...

    ResponderEliminar
  8. Quanto a isso, da privacidade...há mais divisões na casa (ihihihihi) ;)

    ResponderEliminar
  9. Mas tens razão. Há que começar a pensar mudá-lo. Para bem de todos!

    ResponderEliminar