segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cesariana ou parto normal

Eu, que já vivi ambas as situações, sou peremptória: parto normal.



Se há dores? Há. Se mete medo? Sim. Mas, depois de termos o bebé, a dor passa. Há uma sensação de paz, de alívio. E quando somos chamadas a cuidar do nosso bebé, conseguimo-lo de uma forma mais ou menos desenvolta. Coisa que não acontece no período a seguir a uma cesariana.



Há que ter em conta que a cesariana é uma cirurgia. E que, por isso, o período que lhe sucede é um pós-operatório com tudo o que essa situação acarreta: dores intensas, uma costura com a qual há que ter muito cuidado, para não falar que nos "espremem" a barriga para libertar eventuais impurezas (isto, com a cicatriz da cesariana...ui!ui!). Portanto, cuidar de um recém-nascido nestas condições, há que admiti-lo: é um pouco difícil.



Eu apenas defendo a cesariana quando a situação o exige. Cesarianas por marcação (é a essas a que me refiro) - embora quem deseje esteja no seu pleno direito -, parece-me um pouco abusivo. Há que dar espaço à Natureza para agir.


Não porque ache que uma mulher é menos mãe se tiver um parto por cesariana (é uma ideia um pouco estúpida, além de cruel - muitos bebés poderiam ter sido salvos se tivessem nascido por cesariana.), mas porque, pela experiência que tive, achei ser melhor um parto normal.


Salvo algumas excepções - em que, claramente, à partida, a anatomia da mulher não permite um parto normal -, todas nós deveríamos ser encorajadas a confiar no nosso corpo.

3 comentários:

  1. Pois eu gostei tanto da cesariana!! Só tive dores 1 semana...e mesmo assim já sofri mais com dores de dentes!
    O meu parto foi induzido. Ia preparada (ou não) para um parto natural. Ao fim de 11 horas de indução, não havia sinais do meu piolho querer sair. Então decidiu-se fazer cesariana.E ainda assim ele só saiu com a ajuda de ventosas. Acho mesmo que ele estava agarrado às amigdalas!
    Acho que como tudo é preciso ter sorte. Eu tive um pós parto optimo, mas conheço que quer teve um pós-cesariana horrivel...e tb quem teve um parto natural digno de um filme terror...cada qual...
    Além de tudo ainda fiquei com um barografo meteorologico à borla...sei sempre quando o tempo vai mudar!!

    ResponderEliminar
  2. Sim, o meu último parto também foi assim: foi induzido e nada...até que a médica disse que o bebé não iria sobreviver a um parto normal. MEDO! Acabou em cesariana.
    Mas, ainda assim, preferi o normal.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar