segunda-feira, 7 de novembro de 2011

I didn't know I was pregnant

Em tempos, via este programa. Sempre me meteu confusão como é que alguém não se apercebia de que algo estava diferente com o seu corpo. Mas acontece. Quando não se está à espera de algo, não se considera essa hipótese, ainda que haja sintomas. E penso que é por isso que as mulheres não se dão conta que estão grávidas. Atribuem todos os sintomas a outra causa, que não essa. E muitas vezes, deixam andar porque não lhes parece nada que careça de observação médica. Por exemplo: uma mulher que sofra de retenção de líquidos e prisão de ventre. Mesmo sem gravidez, essa mulher tem tendência a inchar, o ventre dilata, e sente os movimentos intestinais. Ora, mal comparado é, mas a verdade é que os sintomas de gravidez fazem lembrar estes. E se esta mesma mulher tem períodos irregulares, ou continua a tê-los, faz contracepção...alguma vez ela vai pensar que está grávida? Eu não pensaria, até que o tamanho da barriga denunciasse que algo não estava, definitivamente, normal...



Eu tive um caso desses na família: uma tia só se apercebeu da gravidez já a mesma ia com um tempo considerável. Imagino o choque, quando se apercebeu! É que, ainda por cima, não era a primeira vez que estava grávida!!!!



Eu não sei se estaria preparada para uma surpresa dessas: estar tranquila, na minha vidinha, a pensar que estaria tudo na maior...quando, num momento, explodo de dores e me dizem que "a dilatação está completa"!

2 comentários:

  1. A mim também me faz uma certa confusão. Quando estive grávida era impossivel não saber....comecei logo a crescer para a frente, e passadas 4 semanas já não cabia dentro da minha roupa. Mas conheço uma rapariga que só descobriu que estava grávida aos 6 meses...até lá, a barriga não tinha crescido grande coisa.Todos os sintomas eram devidos a gripes, descontrolo hormonal e quistos nos ovários....que rico quisto! Digamos que ela ficou em choque uma semana!

    ResponderEliminar
  2. Acredita que uma barriga pode não crescer de forma a parecer gravidez: basta que o útero da mulher esteja numa posição em que só mesmo no final haja uma proeminência da barriga.
    Fizeram-me uma ecografia, no puerpério do meu último parto, e e disseram-me que o meu útero está numa posição diferente da considerada "normal", isto é, está invertido. Nestas situações, pode acontecer que não haja uma proeminência da barriga que faça desconfiar de uma gravidez, a não ser já no final da mesma. Foi aí que percebi a razão de não ter qualquer problema com a bexiga (o famoso urinar muitas vezes no final da gravidez por pressão do útero na bexiga), mas sim com os intestinos!!!

    ResponderEliminar