terça-feira, 3 de abril de 2012

Guernica





Todas as formas de arte despertam em nós sentimentos. Música, literatura, pintura, cinema, escultura, ...despertam alegria, espanto, repúdio, dor, paz, etc.




Há algumas músicas que, mesmo sem letra, me fazem chorar, outras rir, por exemplo. Nem sempre a palavra tem de estar presente para nos evocar sensações. E é aqui que eu queria chegar para descrever o que sinto perante o "Guernica" (lembrei-me dele por causa do post da Maria). É, de longe, e de todas as obras de arte que já vi, o que me desperta sensações mais fortes. Cada vez que o vejo, fico com os olhos rasos de lágrimas.




Há quem diga que o bombardeamento de Guernica às mãos da Luftwaffe nunca terá acontecido, mas a dor e o desespero que o quadro transmite é de tal ordem, que não acredito que represente algo inventado ou adulterado.




Cada vez que contemplo o "Guernica", penso nas pessoas que vivem em países em guerra. Crianças que crescem demasiado cedo à força de lhes meterem uma arma nas mãos e/ou de verem as suas famílias mortas a sangue frio. Mães que, à semelhança da mulher do quadro, gritam na agonia de verem os seus filhos mortos...




Claro que não é preciso que vivamos uma guerra para pararmos de achar que estamos todos na merda, mas seria bom que todos parássemos e contemplássemos este quadro com olhos de ver para percebermos que, de cada vez que nos queixamos da vida, há sempre quem esteja bem pior que nós. E que em vez de estarmos à espera de Deus Nossenhor para dar uma volta a isto, deveríamos pegar nas "armas" de que dispomos e, se não conseguimos dar a volta à situação do país, ao menos tentar dar a volta à nossa situação.




Na devida proporção das coisas, de certa forma também somos bombardeados com más notícias que desesperam qualquer um e que esmagam famílias inteiras! Mas, tal como Guernica renasceu das cinzas, acredito que fazendo os devidos ajustes e criando nós mesmos alternativas, conseguimos sair deste panorama deprimente. Pelo menos, quero acreditar nisso.

4 comentários:

  1. É sem dúvida dos meus artistas de eleição.

    ResponderEliminar
  2. O Guernica é sem dúvida uma obra-prima. Monumental, ao estilo de A Ronda da Noite, mas que transmite outro tipo de emoções. (e Guernica foi mesmo bombardeada)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quanto a isso há documentos a confirmar. Quanto a quem foi o autor do bombardeamento, já li que há quem ache que não foram os alemães, mas sim os republicanos em retirada, enfim...

      Eliminar
    2. Sou sincera...a pintura não me atrai, não me diz nada...eu gostava, mas não me transmite nada (ao contrário da musica e da "escrita")

      Eliminar