quinta-feira, 26 de abril de 2012

Novo 25 de Abril?

Enquanto reclamarmos do facto de termos de dar prioridade a grávidas, pessoas que estão sózinhas com crianças de colo, idosos com notórias dificuldades motoras e doentes...embora estejamos no lugar ou na fila destinada a essas mesmas pessoas...nada mudará.

Enquanto acharmos que, depois de termos a efectividade no trabalho, podemos deitar-nos à sombra da bananeira porque é mais difícil despedir...nada mudará.

Enquanto acharmos que o desenrascanço é o método de trabalho e de gestão, em vez do planeamento...nada mudará.

Enquanto considerarmos os lucros o mais fundamental, em vez das pessoas (essas que o fazem ou não)...nada mudará.

Enquanto acharmos que é bonito passarmos os miúdos todos de ano, mesmo que nada saibam; enquanto acharmos que os "exames" são algo repressivo na escola e que devemos criar uma geração de acríticos e iletrados...nada mudará.

Enquanto ocultarmos dados ao Fisco ou à Segurança Social por forma a conseguir apoios de que, na realidade, não precisamos (e, com isso, ficarem muitas pessoas realmente necessitadas sem qualquer apoio social)...nada mudará.

Enquanto não percebermos que Liberdade não é irresponsabilidade nem impunidade, que o Código Penal tem de ser mais severo e que as vítimas de crimes devem ter protecção prioritária nos seus direitos...nada mudará.

Enquanto acharmos que a privacidade é um direito que serve vidas duplas e crimes de toda a espécie...nada mudará.

Enquanto acharmos que devemos subsidiar e apoiar minorias étnicas ou imigrantes por descargo de consciência ou por parecermos muito civilizados, fazendo vista grossa aos seus crimes (desculpando-os sempre pela conversa da exclusão e racismo perpetrados pela maioria)...nada mudará.

Enquanto acharmos que alguém com dinheiro é necessariamente corrupto e que, por isso, tem de ser destituído dos seus bens...nada mudará.

Enquanto acharmos que devemos tabelar tudo por baixo e acharmos que os que estão bem deveriam estar malo e não os que estão mal deveriam estar bem...nada mudará.

Enquanto acharmos que podemos vazar todo o lixo possível e imaginário no meio-ambiente e que protegê-lo é coisa para fundamentalistas...nada mudará.

Enquanto acharmos que proteger os animais é conversa de mariconço...nada mudará.

Enquanto acharmos que a violência doméstica é algo que apenas tem como vítimas mulheres e não homens...nada mudará.

Enquanto acharmos que dar educação e disciplina aos nosso filhos é castrador da sua liberdade e personalidade...nada mudará.

Enquanto acharmos que Católicos são hipócritas, Protestantes são fundamentalistas, Muçulmanos são bombistas...nada mudará.

Enquanto acharmos que os que optam por ter uma família numerosa são irresponsáveis e que o que é avanço civilizacional é incentivar políticas anti-natalidade comprometendo o futuro de todo um país...nada mudará.

Enquanto entendermos que os governantes são uma classe à parte...nada mudará.

Porque se queremos que a classe política mude...o povo tem de mudar. Porque aqueles que nos governam, e porque vivemos num regime republicano, saem do POVO.
Um verdadeiro 25 de Abril precisa-se, sim. Na maneira de ser português.

4 comentários:

  1. É pena que o fácil seja falar mal e deitar culpas mas o povo esquece-se sempre desses detalhes que escreves-te. Nós temos os políticos, e a politica, que merecemos.

    Gostei muito Ana

    ResponderEliminar
  2. Isso é que foi uma análise profunda, hein! Tudo verdades!
    Já pensaste em candidatar-te a 1ª ministro?
    Sabes, penso que muitos dos que lá estão, podem até pensar como tu, mas são "castrados" por quem os rodeia, não podendo colocar em prática algum tipo de revolução que tenham em mente:

    - "Vamos inspeccionar a fundo as famílias que auferem o rendimento mínimo e saber se realmente precisam dele!"
    - "O quê? Estás parvo?? E depois eles acusam-nos de racismo e com que imagem é que ficamos???! Está mas é quietinho!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, uma realidade.
      Mas o que conta não é a transparência, é tudo o que dê votos. E o que dá votos, dá acesso ao pote para se servirem a eles e aos amigalhaços!

      Eliminar