segunda-feira, 19 de março de 2012

A moda da marmita

É evidente que é muito bom não se ter aquela trabalheira toda de preparar o almoço, a marmita, os talheres, o guardanapo, o individual, e trazer tudo numa lancheira ou num saco. Mas, por outro lado, sabe tão bem sabermos o que estamos a comer, ter maior liberdade na escolha dos menús, não ter aquele stress de ter o tempo contado e ter de esperar por mesa no restaurante, ou desesperar se o atendimento está lento e compromete uma pausa que deveria ser isso mesmo: uma PAUSA no trabalho (logo, para discontraír, descomprimir, saborear a comida, etc).

Já nem vou falar do dinheiro que se poupa não só na comida em si própria, como ainda em combustível (no caso de ter de se usar o carro para ir almoçar fora)...

Desde os meus tempos de estudante, fui habituada a levar almoço de casa. Por isso, para mim, nem é uma questão de moda, ou por ter de ser "devido à crise", mas sim de ter bom senso.

Não é quando se não se tem que devemos poupar, mas sim precisamente quando se tem para não termos dissabores quando os tempos são menos favoráveis. E quando vejo colegas meus a maldizer a crise por os pôr a mudar de hábitos não deixo de ficar perplexa e a pensar que, se um dia a economia se restabelece (e eu espero que sim, e que dentro de pouco tempo...), muitos vão voltar aos velhos hábitos que nos trouxeram precisamente a este ponto.

Esta crise, por nos levar a equacionar muitos dos nossos hábitos de consumo, deveria levar-nos a estabelecer prioridades, não adoptar medidas temporárias de contenção. Mas, infelizmente, é isso que está a acontecer.

7 comentários:

  1. Eu sou adepta da marmita...e não me dá trabalho nenhum: normalmente faço a mais ao jantar para levar no dia seguinte para o almoço...

    ResponderEliminar
  2. Eu ainda tenho a sorte de trabalhar a 10min de casa (a pé) e poder lá ir almoçar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando comecei a trabalhar em full-time, foi perto de casa dos meus pais. Nos meses de Verão, ia a pé, pela fresquinha, para o trabalho. Depois, vinha a casa almoçar e regressava novamente. Poupava tanto!

      Eliminar
  3. Sou marmiteira desde que comecei a trabalhar, já faz muitos anos.
    Claro que ajuda em termos monetários, mas fazia-o principalmente porque "sabia o que comia" mesmo que por vezes fossem refeições "em cima dos joelhos".
    Bjs Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ao saber-se o que se come, também se evita futuras e eventuais idas ao médico! Outra coisa em que se poupa a longo prazo! Só vantagens! Bjs, Dona D.. Anda muito desaparecida... ;)

      Eliminar
  4. Tenho a felicidade de poder ir almoçar a casa sempre que quero, fazendo uma pausa reconfortante, por isso não trago almoço, mas tem piada porque ainda hoje, quando vinha almoçar, pensava no número crescente de pessoas que almoçam no local de trabalho e depois saem para dar uma volta e tomar café.

    ResponderEliminar
  5. Já há muitos anos que costumo trazer almoço,é bastante mais económico, despachas-te mais rápido e assim ficas com tempo para uma voltinha. Quando não trago vou até ao Pingo Doce e compro qualquer coisita para comer. Restaurantes na hora de almoço??? Já nem sei o que isso é...
    bjs

    ResponderEliminar