quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Agora, uma leitura mais séria

Ando a querer reler este fantástico livro de Gunter Grass. Não é maçudo, lê-se muito bem.
Trata-se de uma autobiografia, na qual o autor vai revelando aos poucos (à semelhança do que acontece quando se descasca uma cebola, revelando uma a uma as suas diversas camadas) o período mais polémico da sua vida, em que admite ter sido parte, pela Juventude Hitleriana, de um regime totalitário e sanguinário. No entanto, não se foca de forma "pesada" nessa temática, incluíndo flasbacks da sua juventude, do seu "eu", da sua família e das suas relações pessoais, até com apontamentos de humor. Recomendo!


Eis a sinopse:
"Descascando a Cebola, a polémica autobiografia de Günter Grass, aborda a vida do escritor entre 1939 e 1959. Começa quando, ao completar 12 anos, a Alemanha entra em guerra. Confessa ter integrado as Waffen-SS quando a guerra já estava perdida para a Alemanha, mas o delírio ainda fazia supor outro destino para o seu povo e país. Grass relembra também a sua adolescência na destruída Alemanha do pós-guerra, a fome e as privações, o seu trabalho como mineiro e a decisão de exilar-se em Paris onde escreveu O Tambor, a obra que lhe deu notoriedade internacional e permitiu que recuperasse a auto-estima após a derrota.
Descascando a Cebola pode ser lido, também, como um relato trágico de uma época de barbáries, que aflora a partir de uma história pessoal e em que convive, ainda que com dor, o renascimento de uma Europa diferente, que voltava a viver depois dos bombardeios e das batalhas.


«Quando é importunada com perguntas, a recordação assemelha-se a uma cebola, que quer ser descascada, para que possa vir à luz aquilo que é legível, letra a letra: raramente de forma unívoca, muitas vezes como escrita em espelho. A cebola tem muitas camadas. Mal é descascada, renova-se. Cortada, provoca lágrimas. Só ao descascá-la fala verdade. O que aconteceu antes e depois do fim da minha infância, bate à porta com factos e decorreu pior do que o desejado, quer ser contado às vezes assim, outras de maneira diferente e desencaminha para histórias de mentira.»
«Descascando a Cebola é a tentativa de redescobrir um jovem que hoje me é estranho e de questionar o meu comportamento em determinadas situações.»

«As lembranças assemelham-se a uma cebola que quisesse ser descascada para descobrir aquilo que, letra por letra, pode ser lido nela.»

«Aquilo que eu aceitei com o estúpido orgulho dos meus anos de juventude, tentei, depois da guerra, movido por uma crescente vergonha, ocultar perante mim próprio.»

«Não sabia nada dos crimes de guerra que mais tarde vieram à luz, mas a afirmação da minha ignorância não pode ocultar a consciência de haver estado integrado num sistema que planificou, organizou e executou o extermínio de milhões de pessoas.»
Daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário