sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Porque somos todos diferentes

Por causa deste post (e porque não consigo comentar no raio do blogue em questão - nem no meu, valha-me Deus...), devo dizer que os meus filhos foram bastante parecidos no que toca a falar e a andar, ou seja, foram uns "preguiçosos" (isto, claro, à luz da teoria que um bebé deve andar por volta dos 12 meses...).


Tanto o David, como a Sara, só começaram a dar os primeiros passos pelos 18 meses. Ele ainda gatinhou, ela arrastava-se de rabiosque no chão e nunca gatinhou.


E a falar, também foi tarde - se bem que o David, talvez por ainda não estar integrado em nenhum infantário, ainda não diga grande coisa.


Se me preocupo? Não. Pelo menos, em demasia. É óbvio que vou estando atenta, sobretudo ao David, devido aos problemas que teve quando nasceu. Mas também é por isso que ele é seguido na Consulta Externa de Pediatria do Hospital Amadora-Sintra.


Também sou da opinião que cada criança tem o seu ritmo desde que, claro está, não apresente nenhum atraso suspeito. Por exemplo, se é relativamente normal não falar grande coisa aos dois anos e meio, já estar nessa mesma situação aos três ou quatro anos é algo para investigar.


Portanto, é ir apreciando cada etapa.

Sem comentários:

Enviar um comentário