quarta-feira, 2 de maio de 2012

Baptismo

Sou divorciada e não baptizo o meu filho mais novo.
Fazer o Baptizado pela festa? Não, obrigada.
Para se baptizar, é preciso que ambos os pais e os padrinhos vivam a sua Fé e de acordo com o que querem para a criança.
Não faz qualquer sentido pedir o Baptismo para uma criança quando não se pretende dar-lhe o exemplo.
E, posto isto, sim, concordo com padres que não baptizem filhos de quem, depois, não põe mais os pés numa missa, ou vive em completo desacordo com aquilo a que se compromete precisamente no dia do Baptismo do filho/afilhado.
Se sinto desgosto por não baptizar o meu filho? Não. Compreendo que, como divorciada (em adultério, segundo a Igreja), não o possa fazer. É preciso ser-se coerente, ainda que isso não jogue a nosso favor.
Se eu quiser filiar-me num partido político, também terei de dar provas que tenho convicções nesse sentido. Não tem lógica eu filiar-me num partido de esquerda, quando não pretendo defender os seus valores na minha conduta. Portanto, com a Igreja é mais ou menos a mesma coisa.
Para quê forçar o Baptismo dos nossos filhos, falando mal do padre que não o aceita fazer, se não queremos, realmente, que o nosso filho siga os valores da Igreja onde o pretendemos "filiar"?
Mais informo: como já disse num post anterior, eu sou Católica, Apostólica e Romana. Aceito que, como divorciada, não viva de acordo com os ensinamentos da Igreja. Mas isto não me impede de ir à missa ou de educar o meu filho no bom senso e nos valores que considero essenciais: o amor e o respeito ao próximo, a Deus e a nós mesmos.

3 comentários:

  1. Concordo a 100%!!! Eu sou baptizada e andei na catequese etc e tal...mas quando comecei a questionar-me acerca de certos assuntos da igreja, afastei-me...costumo dizer que acredito em Deus, mas não acredito na Igreja...O meu sócio nem em Deus acredita...´tem lógica eu baptizar o piolho? Tem lógica eu prometer (sim os pais e padrinhos prometem) educar o piolho segundo a religião cristã, quando só ponho os pés numa igreja em casamentos e baptizados (e mesmo assim não fico lá dentro muito tempo)??? Eu acho que não tem lógica...e se for pela festa...não preciso de ir mentir para a igreja (cá para mim é um passaporte para o inferno na certa ;)

    ResponderEliminar
  2. Em tempos, escrevi este comentário sobre o tema no blog da Cláudia:

    "Eu fui baptizada pela Igreja Católica.
    Porém, não sou praticante dessa religião.
    Sou cristã, sim senhora, mas não católica, pelo que isso de se baptizar as crianças em pequenas, não quer dizer nada.
    A minha filha, por mim, não será baptizada, porque acho que tem de ser a própria a escolher a sua religião.

    Quanto aos padrinhos, os mesmos, na minha opinião e se for para cumprir a real função de padrinho têm de ser muito bem escolhidos.
    Escolheria o meu irmão e cunhada.

    Mas, é como dizes. Os baptizados hoje em dia, não são mais do um motivo para fazer festa. Muitos pais nem cristãos são e pouco lhes interessa o verdadeiro significado do baptismo."

    ResponderEliminar