Eu, que já vivi ambas as situações, sou peremptória: parto normal.
Se há dores? Há. Se mete medo? Sim. Mas, depois de termos o bebé, a dor passa. Há uma sensação de paz, de alívio. E quando somos chamadas a cuidar do nosso bebé, conseguimo-lo de uma forma mais ou menos desenvolta. Coisa que não acontece no período a seguir a uma cesariana.
Há que ter em conta que a cesariana é uma cirurgia. E que, por isso, o período que lhe sucede é um pós-operatório com tudo o que essa situação acarreta: dores intensas, uma costura com a qual há que ter muito cuidado, para não falar que nos "espremem" a barriga para libertar eventuais impurezas (isto, com a cicatriz da cesariana...ui!ui!). Portanto, cuidar de um recém-nascido nestas condições, há que admiti-lo: é um pouco difícil.
Eu apenas defendo a cesariana quando a situação o exige. Cesarianas por marcação (é a essas a que me refiro) - embora quem deseje esteja no seu pleno direito -, parece-me um pouco abusivo. Há que dar espaço à Natureza para agir.
Não porque ache que uma mulher é menos mãe se tiver um parto por cesariana (é uma ideia um pouco estúpida, além de cruel - muitos bebés poderiam ter sido salvos se tivessem nascido por cesariana.), mas porque, pela experiência que tive, achei ser melhor um parto normal.
Salvo algumas excepções - em que, claramente, à partida, a anatomia da mulher não permite um parto normal -, todas nós deveríamos ser encorajadas a confiar no nosso corpo.
Pois eu gostei tanto da cesariana!! Só tive dores 1 semana...e mesmo assim já sofri mais com dores de dentes!
ResponderEliminarO meu parto foi induzido. Ia preparada (ou não) para um parto natural. Ao fim de 11 horas de indução, não havia sinais do meu piolho querer sair. Então decidiu-se fazer cesariana.E ainda assim ele só saiu com a ajuda de ventosas. Acho mesmo que ele estava agarrado às amigdalas!
Acho que como tudo é preciso ter sorte. Eu tive um pós parto optimo, mas conheço que quer teve um pós-cesariana horrivel...e tb quem teve um parto natural digno de um filme terror...cada qual...
Além de tudo ainda fiquei com um barografo meteorologico à borla...sei sempre quando o tempo vai mudar!!
Sim, o meu último parto também foi assim: foi induzido e nada...até que a médica disse que o bebé não iria sobreviver a um parto normal. MEDO! Acabou em cesariana.
ResponderEliminarMas, ainda assim, preferi o normal.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar