quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Como se poupa lá por casa

. Fazemos um orçamento mensal: apontamos receitas, despesas e estabelecemos plafonds para gastos

. Assim que recebemos, reservamos logo dinheiro para despesas (água, luz, gás, comunicações, créditos, etc)

. Com o dinheiro que sobra fazemos a gestão para o resto do mês em plafonds.

. Compramos mercearias, congelados e outros bens que aguentam algum tempo para o mês inteiro. Vamos a um local só e optamos pelas marcas brancas.

. Bens que sejam para consumo mais rápido, vamos comprando no nosso bairro - poupa-se muito em combustível.

. Evitamos fazer refeições fora de casa. Se queremos ler um livro, ou relemos o que lá temos em casa ou pedimos emprestado ou vamos a uma biblioteca. Se queremos ver um filme, vemos o que temos em casa ou alugamos. Se queremos fazer uma saída, optamos por eventos gratuitos. E depois, sempre há Sintra, a praia (nos dias mais ensolarados), parques para ir com os miúdos...

. Andamos sempre com dinheiro na carteira. Comprar com dinheiro vivo traz outra percepção dos gastos para além de inibir na compra de coisas desnecessárias.

. Roupa e calçado, usamos o que temos, mesmo que seja de anos anteriores. Está em boas condições, usa-se. Roupa usada que nos ofereçam, também é bem vinda. Calçado, não. Mas roupa, sim. Quem tem filhos pequenos saberá o quão isto é importante para controlar o orçamento!!! Se queremos comprar roupa e calçado, aproveitamos as lojas mais baratas ou compramos mesmo em segunda-mão.

Sem comentários:

Enviar um comentário