segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Resoluções de Ano Novo






...daí a barrinha para "rir" ali ao lado!









Agora mais a sério: quem disse ser impossível perder 12 kgs sem recorrer a um ginásio ou fazer dietas maradas com comprimidos e chás à mistura?



Não é preciso muito dinheiro para mudar de hábitos, especialmente fazer exercício físico e comer melhor.



Se não tenho dinheiro para um ginásio, posso calçar uns ténis, vestir umas calças de fato de treino, uma sweat e fazer uma caminhada de, no mínimo, 30 minutos, 3 vezes por semana. Posso alternar essa caminhada com exercícios localizados (abdominais, agachamentos, flexões, etc) para trabalhar pernocas, traseiro e barriguinha.



Quanto à alimentação, posso diminuir o consumo de carnes vermelhas, e aumentar o das carnes brancas e peixe. Comprar mais legumes que arroz e massas também é uma boa alternativa. E evitar tempêros e comida pré-cozinhada.



Uma dica: para desintoxicar, beber muita água, e, uma vez por semana, fazer refeições só de legumes e frutas. E, diariamente, a partir das 18:00 não tocar em farináceos (à medida que se aproxima a hora de deitar, o consumo de energia - que se obtém nos hidratos de carbono - é muito menor, logo tem lógica não os consumir a partir de certa hora).



E doces? Não são para deixar de comer. São para consumir com moderação. É um erro em que se cai muitas vezes, este de evitar o açúcar a todo o custo. No contexto de uma alimentação sã, não há qualquer mal em comer uma delícia de vez em quando. E até acho que é por isso que as pessoas acham que "fazer dieta" é uma seca....e voltam a engordar.


Para mim, a melhor dieta é não fazer nenhuma: é apenas aprender a comer com lógica. Um excelente pequeno-almoço, um bom almoço e um jantar leve (outra vez o que se disse acima: à medida que se aproxima a hora de deitar, o consumo de energia - que se obtém nos hidratos de carbono - é muito menor, logo tem lógica não os consumir a partir de certa hora). E nunca, nunca estar sem comer por mais de três horas.



O desafio está lançado. E quem ri por último....



8 comentários:

  1. ...Também posso rir por fim?? Para mim a historia das caminhadas é mais dificil...mas 2012 é que vai ser para emagrecer...ou não...

    ResponderEliminar
  2. Maria, é uma questão de vontade. Há cerca de 4 anos perdi 20 kgs assim. Entretanto, nasceu-me o David, ganhei peso, perdi e voltei a ganhar (mas não muito), mas não aumentei muito de volume. O meu problema, agora, é mais a definição e a tonicidade muscular. De resto, ainda consigo manter o que perdi e nunca mais voltei a ganhar o peso que tinha.

    ResponderEliminar
  3. No meu caso, a melhor solução era sem duvida cozer a boca!! mas como diz o outro "no pain, no gain"...

    ResponderEliminar
  4. Olha, eu em Agosto inscrevi-me no Pump e Body Combat.
    Há anos que não fazia exercício regular (e não era por falta de material: tenho halteres em casa, tenho aparelho para abdominais, tenho elíptica que está a servir de cabide, bola de pilates...) e depois de ser mãe ainda mais me acomodei.

    Há 4 meses que me inscrevi e já emagreci 7kg, sem fazer qualquer tipo de dieta alimentar (o meu problema são mesmo os doces).
    Se me aplicasse também nisso, acho que teria perdido o dobro.
    Em casa, não consigo fazer exercício sem que me aborreça. É preciso muita disciplina.
    No ginásio, é uma animação e mexo-me com vontade.
    Promessas como a que fizeste, já não faço...porque não consigo cumprir!

    ResponderEliminar
  5. Tens elíptica e aparelho para abdominais? Se mos venderes...

    ResponderEliminar
  6. Isso das dietas é muito bonito, certinho como manda o figurino, mas não me convences: para tirar barriguinha só há uma solução - lipoaspiração!

    Digo-te eu, que tenho menos de 57kg, mas nem por isso deixo de ter barriga! Claro que com exercício consegues muscular mais a zona abdominal, mas nem por isso lhe tiras a gordura! Mas vamos esperar e depois logo dizes qual foi o resultado... :)

    ResponderEliminar
  7. A minha sorte é não ter quase barriga, nem mesmo depois de ter tido os meus filhotes.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pela força, tu tens razão. E qto a emagracer, esse ano emagreci 5kg, sem grandes dietas e sem academia, só mudando uma coisinha aqui e ali. Comendo menos. Pode ver isso no meu diário alimentar. Agora estou fazendo a No S Diet: doces só nos finais de semana (ou quase sempre só nos finais de semana) e 3 boas refeições por dia (ou quase boas). Depois vou escrever mais sobre isso.
    Sei q vai conseguir teu objetivo!
    Um ótimo começo de ano!
    Beijos da Taís.

    ResponderEliminar