segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Humanização do parto

Não sou contra, mas desde que essa humanização seja feita numa unidade de saúde (Hospital, Clínica). Fazer partos em casa pode ser muito bonito, mas é colocar em risco a vida tanto da mãe como do bebé.


Todos sabemos que parir é milenar, mas é uma situação extrema que é altamente imprevisível, mesmo quando é o culminar de uma gravidez que ocorreu sem problemas.


Parir em casa é, quanto a mim, uma ideia romântica muito perigosa, pois não há recursos nem pessoal qualificado para acudir numa situação urgente! É como colocar o parto apenas na confiança da mãe, quando esta pode correr o risco de não dilatar, de ter uma hemorragia, etc, etc, etc! Por muito que tenhamos experiência em parir, há que ter em consideração uma data de factores que podem revelar-se imprevisivelmente perigosos!


Por alguma razão, quando as mulheres passaram a ter consciência de que deveriam ter acompanhamento médico tanto na gravidez como no parto, e que o mesmo deveria ser realizado em local próprio, a mortalidade (tanto da mãe, como do bebé) diminuiu e muito! Como podemos desprezar este facto em nome do que quer que seja?

2 comentários:

  1. Concordo totalmente contigo! Alguém tem assim tanta experiência em partos que se arrisque a ter um filho em casa? E mesmo que já tenha 10 filhos e a devida experiência, cada caso é um caso, o 11º pode não correr como os anteriores...

    Tenho a sensação que essas ideias partem assim de umas tias, que acham uma grande caturreira os bebés nascerem em casa, como antigamente. E pouco elucidadas sobre tudo o que pode não correr tão bem, mesmo sem entrar em casos extremos... Enfim, com a saúde da mãe e do bebé não se brinca, voltar a essas parteiras domésticas é um retrocesso que ninguém deseja! Ninguém informado, claro! :)

    ResponderEliminar
  2. Agora fizeste-me rir:"Por muito que tenhamos experiência em parir"
    Fora de brincadeiras agora, lembram-se do caso da Adelaide de Sousa? (http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Actriz-Adelaide-de-Sousa-relata-experiencia-de-parto-em-casa.rtp&headline=20&visual=9&article=280348&tm=2) - Quando a coisa dá para o torto, vão todas parar ao hospital.
    Para mim, hospital sempre e público.
    Se for no privado e correr mal, são também recambiadas para o público.

    ResponderEliminar