terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Luz



Estava hoje a dar um lamiré pelos blogues, quando um post da Rita me chamou a atenção.




Desde que me lembro, que detesto entrar numa divisão de uma casa que tenha mobília pesada e escura, daquela muito trabalhada que mais parece ter sido feita no tempo do rococó!




Dá a sensação que a divisão diminui de tamanho, que a mobília predomina sobre tudo o resto e que sufoca quem lá entra. E, depois, num país como o nosso, com uma luz natural fabulosa, continuo sem perceber como é que tratamos de a anular nas nossas casas, insistindo em ter peças de mobiliário desse tipo.




Sou adepta incondicional do estilo dito escandinavo. Porque se os portugueses gostam tanto de sol, devem saber tê-lo em sua casa. Uma casa de divisões desimpedidas. E mesmo que os metros quadrados sejam escassos, um estilo de cores claras dá a sensação de amplitude, de despojo, de organização, de ainda mais luz! As madeiras não tratadas dão um toque natural, tão aconchegante. Os apontamentos de cor dão alegria e brilho. A iluminação pontual dá aquele toque de intimismo e conforto.




Para mim, a chegada da Ikea a Portugal foi uma bênção. Finalmente, uma loja com mobília que eu gosto e ainda por cima a preços acessíveis.




Dou por mim a pensar que se calhar a decoração das nossas casas pode influenciar o nosso humor. E uma casa que anula luz só pode transmitir sentimentos negativos, é o que eu penso.




Viva a luz! Somos uns privilegiados com o sol que temos! Aproveitemos!






7 comentários:

  1. Eu também sou assim.
    Detesto mobília antiga, trabalhada e escura.
    Quando vivia com os meus pais, notava bastante isso.
    Eles tinham uma casa alegre, paredes claras com móveis também claros. Já os vizinhos do lado, com divisões exactamente iguais, tinham móveis escuros e muito altos, o que tornava a casa muito mais sombria e pequena.
    Mas confesso que não aprecio os móveis brancos com paredes brancas. Fica tudo muito igual.
    Gosto de paredes claras com mobílias cor de mel ou até mesmo pretas. Gosto do contraste.

    ResponderEliminar
  2. Sim, eu também gosto, mas desde que essas mobílias escuras não sejam enormes. Com frequência, sobretudo nas salas, encontram-se daqueles móveis muito grandes com cristaleiras incorporadas e tudo, muito pesadões e escuros.
    A serem escuros, gosto que sejam baixinhos ou que sejam daquelas prateleiras suspensas que se fixam à parede. É dessas que tenho em casa.

    ResponderEliminar
  3. Não podia estar mais de acordo! Nunca tinha pensado nisso, que nós de facto anulamos a luz maravilhosa que temos com mobílias escuras e pesadas, enquanto os povos nórdicos fazem exactamente o contrário, maximizam a pouca luz que têm.

    ResponderEliminar
  4. Exactamente, Rita. É isso mesmo que quero dizer. As cores têm o efeito de potenciar ou anular a luz. Cores claras, espelhos, cromados...é tudo elementos que reflectem a luz, e, no caso dos espalhos e cromados, dão a sensação de amplitude da divisão. Nisso, os nórdicos são mestres. Até porque, ao contrário do que pensamos, eles vivem em casas relativamente pequenas. As grandes casas ficam apenas ao alcance de alguns. Daí que lojas como a Ikea tenham mobílias não só claras, como relativamente pequenas, e sobretudo multifunções que se adaptam a qualquer espaço mínimo.

    ResponderEliminar
  5. Ana, concordo contigo. A minha casa agora, também é só moveis claros, tudo muito branco e claro. Com apontamentos de cor, entre o vermelho.Ah! E o meu quarto com toques de anil, dá-me uma sesnação de paz.
    Estou como tu, viva o Ikea. Só me chateia é montar tanto parafusinho. Gosto, mas às tantas já estou fartinha. :)

    ResponderEliminar
  6. D. o meu quarto...bem, já estava comprado (era o do meu P.), e é de madeira escura :(. Mas como é madeira maciça ainda não desisti da ideia de a pintar de uma cor clarinha. Não é preciso comprar mobília nova. Apenas personalizar e renovar o que já se tem.

    ResponderEliminar
  7. Eu tive de adquirir tudo novo, por isso adquiri só ao meu gosto. ;)
    Mas sem dúvida, pode-se fazer, remodelar tudo. Basta imaginação e gosto.

    ResponderEliminar