quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Como perder um cliente

Eu faço cobranças a clientes devedores à empresa onde trabalho.

Há que insistir sem ser mal-educado, se queremos levar a coisa a bom porto. Porque nos tempos que correm, pior que perder dinheiro, é perder clientes, eu acho.

Podem não pagar a tempo, mas lá vão pagando. Se os perdermos, aí é que não entra nada.

Pela primeira vez, não consegui pagar uma prestação ao banco. O atraso é de um mês. Meteu-se a tal dívida de 802.50€ no caminho e já não consegui esticar o orçamento para mais.

Ligou-me ontem, à hora de jantar, um senhor a exigir o pagamento ao banco. Expliquei-lhe a situação, pedi-lhe mais uns dias - atenção que não disse que não ia pagar - para regularizar a situação.

Sua 'celência ironizou, subtilmente chamou-me caloteira. Não me fiquei. Pedi ajuda, hoje vou liquidar a dívida e cortar o cartão no próprio banco.

De mim, não levam mais um cêntimo: contas, aplicações, já tudo foi cancelado naquele banco. Só faltava mais este cartão. C'est fini!

Eu sei que sou uma cliente low-profile e é por isso que têm estas atitudes. Se eu fosse uma daquelas clientes vip, acho que até me perdoavam a dívidazinha.

4 comentários:

  1. lol...isso depende dos bancos.
    Uma vez ligaram-me de um banco (para sugerir aplicações) a dizer: "ah, é que estamos a ligar para os clientes com contas avultadas" e eu: "Desculpe? Está a ligar para o sítio certo?", lol
    Normalmente, eles até são correctos a falar, é mesmo muito raro serem mal educados.
    Mas tu, como não tens um Eng. ou Dr. antes do teu nome...o sr. achou que não merecias mais uns dias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nest caso, Kyla, o senhor até foi bastante mal educado. Nunca tinha tido qualquer dívida com banco algum e ele trata-me abaixo de cão, muito, mas muito mau! Mas já a levou: o banco perdeu um cliente e o senhor em questão ainda levou uma reclamação em cima.
    Não estou irritada por me cobrar o que tinha em dívida, mas sim a forma execrável como fez!

    ResponderEliminar
  3. Estava mal disposto.
    Sendo a 1ª vez, custou-te mais ouvir porque não tens hábito de ficar a dever.
    Deus nos livre de ter dívidas "daquelas" que não nos deixam dormir.
    Sabes que é cada vez mais comum, pessoas de média classe surgirem como os novos-pobres. Essas pessoas sentem-se mais envergonhadas do que as que sempre foram pobres e coibem-se de pedir ajuda.
    Há muita pobreza disfarçada.
    Deus nos livre de chegar a tanto!

    ResponderEliminar
  4. Mas olha que como as coisas estão, vai haver muito mais gente a cair em desgraça...

    ResponderEliminar